Um programa chamado Classcraft está tentando transformar salas de aula do mundo inteiro em RPGs com sistemas de classes e ganho de experiência, dependendo do desempenho do aluno.
O projeto conta com a participação de cerca de 7 mil alunos espalhados por 25 países, e recompensa o empenho e a participação deles com pontos de experiência e níveis. Ter a lição de casa em dia, ir bem nas provas e não fazer bagunça da sala são o tipo de atividade que rende "XP".
Por outro lado, fazer bagunça ou chegar tarde na aula tira esses pontos. O aluno pode até "morrer" e perder todo o progresso conquistado até então.
As recompensas que você ganha, baseado no XP, dependem da classe escolhida. Os Magos, por exemplo, podem acumular AP (Action Points) o suficiente para usar o feitiço "Time Warp" ("Distorção Temporal") para ter 8 minutos adicionais na hora de fazer uma prova. Ou "Invisibilidade" para poder chegar 2 minutos atrasado na aula.
O Curandeiro tem um poder chamado "Ardent Faith" ("Fé Ardente"), com o qual ele pode perguntar para o professor se determinada resposta na prova está certa ou não. Já o Guerreiro tem "Hunting" ("Caça"), que lhe dá o direito de comer durante as aulas.
Outra mecânica do sistema é que ele divide os alunos em equipes - como os grupos de RPG tradicionais. Assim é possível que pessoas com habilidades diferentes ajudem uns aos outros e compensem as dificuldades dos seus colegas.
O progresso da turma é gerenciado através de um aplicativo web online, que fica com o professor.
Classcraft foi desenvolvido pelo professor de física norte-americano Shawn Young. O jogo é gratuito, mas há planos de criar uma loja online que venda, por exemplo, novas roupas para os "heróis".
O professor que quiser aplicar o programa na sua própria turma pode se inscrever gratuitamente. Haverá, no futuro, tipos de assinaturas pagas com outras vantagens, como um app mobile.
Fonte: http://info.abril.com.br/games/noticias/2014/06/projeto-classcraft-transforma-sala-de-aula-em-rpg-medieval.shtml#.U5HhCClHhyg.facebook