DOTA vs LOL, Qual é melhor? Depende do ponto de vista

13 de out. de 2014

Bom dia boa tarde boa noite pessoal, espero que curtam e compartilhem...

DOTA vs LOL

-LoL, i'm you father..... 

-NNNNOOOOO 

- LoL, eu sou seu pai

- NNNAAAAOOOOOO









Por André Luiz Reis Gama

Hmmm, então magias que podem ser spameadas por terem tanto custo de mana quanto cd menores tornam o jogo mais complexo no nível competitivo? Conte-me mais sobre isso...

É uma matemática bastante simples: maior custo de mana e maior tempo de cd obriga o jogador a administrar melhor as habilidades do herói com o qual está jogando, não fazendo por exemplo atrocidades como usar magias para matar creeps/minions.

Dota é um jogado lento focado em farm: Me conte mais sobre isso também... Precisa jogar o Dota competitivo ou ao menos assistir alguns replays, sugiro sentar para prestigiar algumas belas partidas do TI deste ano que teve premiação acumulada de mais de 10 milhões de doletas. Vai ver coisas como jogadores sendo mortos antes do soar da trombeta, isso mesmo, antes do jogo começar!!! Vai ver partidas durando cerca de 10~15 minutos... Me explique como um jogo no qual jogadores são mortos antes da partida efetivamente começar e possui partidas extremamente rápidas não é dinâmico.

Quase impossível fazer um contra-ataque depois de um wombocombo: Sinceramente nunca houvi essa expressão "wombocombo", mas acho que sei o que quis dizer com ela. E sim amigo, é possivel "contra-atacar" quase que instantaneamente devido uma ferramenta chamada BUY BACK. Dependendo da localização da TF os abatidos compram seus heróis e retornam para a TF mudando completamente o resultado dela.

Dizer que LoL é mais complexo que DotA no competitivo é de uma falta de informação tremenda... Temos last hit, denied, fog, tp reaction, buy back, stack, pull, map control, runas, roshan, heróis bem trabalhados exigindo um domínio dele tanto no posicionamento quanto na utilização de skills, chat por voz, sistema de alerta e marcações no minimap, etc. e etc.

Entenda uma coisa de uma vez por todas: DotA e LoL são jogos semelhantes, mas com propostas diferentes.

DotA é um jogo focado no publico mais velho com gráficos e animações maduros, possui uma curva de aprendizado longa não sendo assim um jogo casual devido sua alta complexidade e nível de competitividade. O jogo é tão complexo que para ser sincero contigo geralmente passamos mais raiva do que nos divertimos.

LoL é focado no publico mais jovem possuindo gráficos e animações cartunizados. Sua curva de aprendizado é curta e se trata de um jogo casual no qual as pessoas vão conseguir se divertir sem ter necessidade de ser um viciado que joga 24hs por dia.

Dota = Foco na complexidade e competitividade.
LoL = Foco na simplicidade e diversão

Qual é melhor? Depende do gosto, do ponto de vista do observador...

Se você quer se divertir sem ter que esquentar muito a cabeça e conviver com uma comunidade jovem então LoL é seu jogo. Se você quer passar raiva com um jogo complexo e conviver com uma comunidade mais madura então DotA é seu jogo.

Eu nunca gostei de coisas fáceis na minha vida quando o assunto é jogos, enquanto meus amigos jogavam futebol no video-game eu jogava RPG. Devido essa minha predileção por jogos complexos nos quais se destaca quem se dedica desenvolvendo as próprias habilidades tenho predileção pelo Dota.

Mas te confesso que se LoL não tivesse um gráfico tão infantil eu até instalaria ele para jogar entre as partidas de DotA e aliviar o estress, mas infelizmente não tenho paciência para aquela chuva de algodão doce que é o visual do LoL.

Guinsoo é uma das mentes por de trás do LoL e caso não saiba ele é um dos antigos "patronos" do DotA, Tanto que no Dota 1 possui um item com o nome dele que ao ser lançado o Dota 2 foi renomeado para Vyse. Então é obvio que ele copiou todo o conceito por de trás do DotA, fazendo somente algumas alterações que julgava coerentes.

LoL é propriedade da Riot uma empresa no minimo pequena que possui em seu portfólio somente esse jogo, não tendo condições técnicas e nem financeiras em demasia. Por ser seu carro chefe a empresa extrai desse jogo até a ultima gota de dinheiro, explorando absurdamente a comunidade de jogadores dele com microtransações ABUSIVAS.

Dota propriedade da Valve, uma empresa gigantesca mantenedora da Steam que atualmente é a maior plataforma online para distribuição de jogos. Possui em seu portfólio inúmeros jogos de sucesso como Half-Life, Counter Stike, Team Fortress, Portal e etc... São desenvolvedores do motor gráfico Source... Dota não é o seu carro chefe e eles não tratam o jogo como a galinha dos ovos de ouro explorando seus jogadores, microtransações no dota são simplesmente inexistentes. O jogo é completamente gratuito, por exemplo não precisa comprar heróis novos, eles são liberados para todo mundo. O mercado do Dota se restringe a itens de "decoração", são roupas novas, papeis de parede novos, são para estética entendeu? Não mudam em simplesmente nada o game!!!

Valve é o MC Donalds a Riot é o lanchinho da esquina que saiu do carrinho e montou uma lojinha com banheiros e ventiladores.

Quando alguém te perguntar qual é melhor responda com uma pergunta para essa pessoa. Quer se divertir ou se testar? Se a pessoa quiser somente se divertir indique LoL se ela quiser se testar então indique DotA.

E te digo mais: Se a Blizzard tivesse levado a serio o potencial do DotA o LoL nem existiria. Foi pela burrice da Blizzard que tanto LoL quanto Dota 2 vieram a existir.

Enfim MOBA é um estilo que eu amo e jogo a mais de 10 anos, fico feliz por existirem alternativas mais simples como LoL para atrair novos jogadores a nossa comunidade. Enxergo LoL como uma porta de entrada para o maravilhoso mundo dos MOBA's.

Compartilhe clicando nos icones abaixo


Comentários



©2014-2020 Gudu Corp. - Todos os direitos reservados | v2.5
Website desenvolvido e administrado por Hendrix V. Cioch.
Web designer e desenvolvimento por Caio Jordison.

Todas as imagens de jogos, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
É permitida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, mas informar a fonte e/ou ter prévia autorização do autor.

Trafego Tempo Real

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visualizações desde 10/10/2014

Visitantes desde 10/10/2014



 
Voltar para o topo